Calibração de Equipamentos Médicos e Fisioterapêuticos

Como se dá em outras áreas, a fim de proporcionar os resultados esperados equipamentos de diagnóstico ou terapia necessitam operar dentro de faixas bastante estritas de precisão. Mas, isso é ainda mais importante quando o aparelho tem interação direta com o paciente, utilizando corrente elétrica ou outra grandeza potencialmente lesiva.

 

Por diferentes razões um equipamento eletro – médico pode vir a trabalhar em intensidade, freqüência, amplitude ou de outro modo em divergência com o que foi projetado. Isso pode ocorrer sem que o operador ou o paciente que o utiliza se apercebam de imediato. Em muitos casos o problema pode ser solucionado com um ajuste ou calibração, como parte dum procedimento de manutenção corretiva.

Para a execução dos serviços de calibração o profissional segue os parâmetros determinados pelos fabricantes e as normas técnicas aplicáveis; É necessário a utilização de equipamentos de análise e medição que servem como padrão, que, por sua vez, foram previamente certificados por empresa autorizada ou órgão competente quanto a sua precisão e validade.

Dentro das boas práticas, os profissionais da área da saúde devem comprovar por meio de atestados válidos que seus equipamentos funcionam corretamente, estando, entre outras coisas, devidamente calibrados. Esses documentos devem estar sempre atualizados, respeitando-se a sua validade, em conformidade com a legislação e disponíveis para os usuários dos serviços e autoridades fiscalizadoras.

 

Entre em contato:

0800 717 7772
62 3110 5757
62 9 8610 7777